quarta-feira, 10 de março de 2010

O CERTO E O ERRADO - Abrahão Pedro - Ilha Comprida

O CERTO E O ERRADO

O ser humano, por viver em sociedade, tem suas relações divididas em dois grandes grupos:

Primeiro, as relações formais, aquelas que são regidas pelas leis e apenas por elas, onde existe o Poder Judiciário para então definir o que é certo e o que é errado, quem está certo e quem está errado. Estas relações são caracterizadas pela frieza da Lei e de quem a aplica, sem qualquer envolvimento emocional entre os eventuais contendores.

Depois, temos as relações que não são formalmente reguladas e nas quais existe grande teor de envolvimento emocional, aliás, são caracterizadas fundamentalmente, pelo envolvimento emocional. São estas as relações diretamente responsáveis pela qualidade de vida do ser humano, pela felicidade das pessoas porque nelas estão incluídas as relações conjugais, entre marido e mulher, as relações entre pais e filhos, as relações de amizade, as relações consigo mesmo, enfim, todas as que primam pela informalidade, pelo amor e pelo envolvimento emocional entre as pessoas.

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto maior for sua capacidade de, para este tipo de relação, se desprender dos conceitos de CERTO e de ERRADO; quanto maior for sua capacidade de se abstrair dos conceitos de CERTO e de ERRADO, para compreender que, dentre as relações desta natureza, NADA É CERTO e que NADA É ERRADO e que as coisas, simplesmente, são diferentes !!!

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto mais conseguir conviver com as diferenças, com HARMONIA, com RESPEITO e com SERIEDADE, consigo mesmo e com o próximo, sem se preocupar com o cisco no olho do outro, não conseguindo enxergar a tora que existe dentro do seu próprio olho;

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto mais conseguir conviver com as diferenças com SERENIDADE, mantendo a calma ainda quando todos ao redor já a perderam e por isso o culpam; com SEGURANÇA, sendo uma só a sua palavra: SIM, SIM e NÃO, NÃO, e com TERNURA E COM AMOR, com o coração aberto para a compreensão e para aceitação, com o coração aberto para a tolerância.

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto mais conseguir conviver com as diferenças com SINCERIDADE, abstendo-se de agir na contramão daquilo que prega e de se colocar acima da coerência e com FÉ, depositando exclusivamente no Criador a sua confiança, sem reverenciar os soberbos nem aqueles que se desviam para a mentira e para a dissimulação.

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto mais conseguir viver na mais absoluta sintonia com as três virtudes fundamentais e perenes às quais Paulo se referiu na primeira carta que escreveu ao povo de Corinto, a Fé, a Esperança e a Caridade.

A Caridade, eleita por Paulo como a mais importante delas por ser própria e verdadeiramente o Amor, que nos permite perceber com o coração aquilo que com a razão precisamos fazer acontecer.

A Esperança, fundamental porque aquele que a perde em vida, já é morto. A Esperança que faz com que busquemos nossos sonhos e nossos objetivos em todo tempo e em qualquer circunstância, para tanto empenhando tudo que existe em nós: inteligência, coração, músculos, nervos, até os limites de nossa resistência e que continuemos assim mesmo quando esgotados, buscando forças ainda que no mais profundo das entranhas de nossa alma para que possamos ter o sono dos justos, com a consciência do dever cumprido.

A Fé, este legado fundamental que herdamos do Filho do Homem, que nos traz resignação para voltarmos ao ponto de partida e nos devolve a esperança quando, por algum momento, tudo pode parecer irremediavelmente perdido.

E, o ser humano será tão mais feliz, quanto mais conseguir conviver com as diferenças, de mãos dadas com os diferentes no trabalho em prol do engrandecimento da família, quanto mais conseguir conviver com as diferenças, de mãos dadas com os diferentes no trabalho para o engrandecimento da humanidade, sobretudo da humanidade mais sofrida.

Era o que tinha para este grande momento, caros leitores, desejando que o Senhor nos farte de sabedoria e de forças.
Sabedoria, para que consigamos conhecer Sua palavra e Sua vontade e forças, para que consigamos viver segundo Sua palavra e segundo Sua vontade.

Abrahão Pedro
Por profissão é Engenheiro Civil e Corretor de Imóveis.
Por paixão e por compromisso é amante da filosofia e da teologia e pregador da palavra do Grande Mestre Jesus Cristo.
abrahaopedro@gmail.com

Um comentário:

  1. Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!

    Mahatma Gandhi

    Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso, é melhor escutar o que ele fala, para que jamais venha um golpe que você não espera.

    Paulo Coelho

    ResponderExcluir