quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Visita ao Senador Suplicy - Abrahão Pedro - Ilha Comprida

ABRAHÃO PEDRO VISITA O

SENADOR SUPLICY



Ilha Comprida precisa ter um fundo de recursos, gerido pela sociedade civil, alimentado com os recursos equivalentes dos royalties do petróleo, para ser distribuído à toda população, igualmente, com a finalidade de diminuir as diferenças sociais entre aqueles que trabalham e aumentar a dignidade de nosso povo.

No dia 07/01/2012, Abrahão Pedro, representando a ANIC – Sociedade Amigos da Natureza de Ilha Comprida da qual é Presidente, esteve reunido com o Senador da República pelo PT, Eduardo Suplicy, em café da manhã na residência do Senador na Capital de São Paulo, onde conversaram longamente sobre a nossa cidade de Ilha Comprida, seus problemas, suas necessidades e seus potenciais.

A ANIC é uma instituição que tem por objetivo cuidar para que Ilha Comprida tenha um desenvolvimento sustentável, ou seja, preservar o meio-ambiente sem entretanto se esquecer de que Ilha Comprida é uma cidade. A ANIC possui mais de 450 associados.

Dentre os assuntos que foram tratados, merece atenção especial aquele que se refere à Lei Federal 10.835 de 08/01/2004, de autoria do Senador Suplicy, devidamente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então Presidente Lula, que tem por fundamento conceitual que todo cidadão precisa usufruir diretamente da riqueza de seu município, de seu estado ou de seu país.

Este conceito está sendo implantado no Brasil e em diversos países inclusive nos Estados Unidos, iniciando como piloto no estado do Alaska onde no momento da aprovação da lei que permitiu a implantação, a aprovação pelo poder legislativo do estado foi da ordem de 65%. Uma vez implantado, o projeto teve sucesso tal que hoje, é suicídio político qualquer cidadão se manifestar contra o mesmo. A aceitação é 98% !!!

O projeto já está sendo implantado também no Estado de são Paulo, na cidade de Santo Antonio do Pinhal através da Lei Municipal 1.090 de 12/11/2009.

Com o advento dos Royalties do Petróleo, Ilha Comprida precisa fazer a implantação da lei em seu município para que tenha um fundo de recursos, gerido pela sociedade civil, alimentado com recursos do orçamento do município, equivalentes aos recursos dos royalties do petróleo, para ser distribuído a toda população, igualmente, ricos e pobres, de todos os níveis culturais e sociais, com a finalidade de diminuir as diferenças sociais entre aqueles que trabalham e aumentar a dignidade de nosso povo.

Disse o Senador Suplicy: “Quero ir até Ilha Comprida para explanar a todos os munícipes detalhes sobre este projeto, mostrando que é perfeitamente viável sua implantação e quero dizer que estarei à disposição pessoalmente, que coloco também meu mandato de Senador da República com toda minha assessoria para trabalhar para esta viabilização, porque este projeto é de grande importância para o povo de Ilha Comprida e do Brasil.”

Abrahão Pedro falou a esta redação dizendo: “Entendo a grande importância do projeto do Senador Suplicy e, através das instituições que dirijo, trabalharei intensamente para mobilizar o povo de Ilha Comprida no sentido da sua implantação.

Para o engrandecimento deste trabalho, espero sua manifestação, que é fundamental.

Os recursos dos Royalties do Petróleo não fazem parte do orçamento do município pois até pouco tempo não existiam. Assim, a municipalidade não precisa de mais estes recursos, que devem ser colocados à disposição de nosso povo.

Ilha Comprida tem um dos maiores orçamentos per capíta do Estado de São Paulo, que sendo bem e seriamente gerido, os recursos orçamentários podem deixar a cidade funcionando muito melhor do que outros municípios que tem orçamento menor e que funcionam melhor que Ilha Comprida.

Todo cidadão trabalha melhor e com maior produtividade, pondo em prática inclusive seu potencial empreendedor, se vir garantidos o teto e o sustento de sua família.

Não estamos querendo produzir uma cidade de ociosos mas sim uma garantia para que cada um possa trabalhar com tranqüilidade e auferir então a renda diferencial que fará aumentar seu conforto e seu patrimônio.

O assunto é muito sério e nós queremos que você, morador de Ilha Comprida, se manifeste sobre ele.

Se você quiser maiores esclarecimentos, faça contato conosco, que faremos chegar até você uma cartilha explicativa do projeto, escrita pelo Ziraldo, feita para ser bem entendida para todas as idades, inclusive crianças.

Se tiver interesse, cadastre-se para participar de uma mesa redonda com o Senador Suplicy, quando da visita dele à Ilha Comprida. Assim, você poderá esclarecer todas eventuais dúvidas sobre a viabilização deste importantíssimo projeto.

Estou à disposição para conversar, explicar e debater sobre o assunto com todos que assim desejarem.

Todos os contatos devem ser feitos pelo email: abrahaopedro@gmail.com ou pelos telefones: 13 3842-2361 13 9722-7418 13 8147-6511.”




3 comentários:

  1. É a minha opinião, que nos faltam é projetos que beneficiem a todos indistintamente. O munícipe não term hoje uma calçada para caminhar, sequer uma ciclovia, acesso para cadeirantes aos locais públicos. Atendidas as prioridades básicas, claro que temos de falar em coleta e tratamento de esgotos para não se poluir nossas praias, reconstituição da natureza que já se destruiu em áreas de preservação. Ensino de qualidade, hospital e atenção à saúde da população, segurança e transporte digno, tudo isso é muito melhor que se falar em distribuição de royalties do petróleo para o povo. Os benefícios tem que ser em forma de obras e criação de postos trabalho, nada de paternalismo e assistencialismo que só enfraquece o povo, levando-o a cultivar o ócio e todos os males que dai podem advir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado[a] Gretzitz,

      O que você diz é absolutamente verdadeiro e necessário, com algumas correções.
      É verdadeiro relativamente às obras que você diz que deveriam existir, com o que concordamos e, se você viu o texto total, pode verificar que entendemos que o orçamento de nossa cidade, se bem e seriamente gerido, é suficiente para fazer tudo isso e muito mais. O orçamento per capta de Ilha Comprida é um dos maiores, senão o maior, dentre todos os municípios do Estado de São Paulo.
      Não é verdadeiro enquanto que não se trata de privilegiar o ócio, mas de dar ao indivíduo condições para poder escolher um bom emprego, sem ter que aceitar o primeiro que aparece para não passar fome; de dar ao indivíduo condição para trabalhar e obter recursos para aumentar seu conforto e o de sua família, bem como seu patrimônio, sem o desespero de trabalhar de manhã para ter o dinheiro para almoçar.
      O ocioso a que você se refere, vulgarmente chamado de vadio ou desocupado, o é com dinheiro ou sem dinheiro e não é esta condição que mudará isto.
      Obrigado pela manifestação e estamos à disposição para dialogarmos sobre o assunto. Um grande abraço.

      Excluir
  2. eu não conheço, mas gostaria de saber como funcionaria e na pratica significa o que, dar dinheiro dos royaltes do petroleo para a população da cidade? não haveria uma mudança em massa de pessoas para ilha comprida? e como ficaria a infraestrutura da cidade?

    ResponderExcluir