quarta-feira, 1 de maio de 2013

Galerias de Águas Pluviais em Ilha Comprida



O Escoamento das Águas das Chuvas em Ilha Comprida


A cidade de Ilha Comprida vem pavimentando suas ruas e avenidas sem se preocupar com a infra-estrutura necessária para tal. A de maior importância e que vem sendo ignorada são as galerias para o escoamento das águas das chuvas.

Hoje, a tubulação subterrânea existente, que deveria fazer este escoamento, sempre foi e continua sendo executada da seguinte forma:
O cidadão constrói uma casa, compra os tubos para serem colocados na frente e pede à prefeitura que os coloque.

O operador vem com uma máquina da Prefeitura e, sem qualquer orientação técnica, escava, coloca os tubos na profundidade que ele entende adequada, com a inclinação que imagina correta e pronto !!!

As consequências disso são gravíssimas pois quando a tubulação tem que se juntar, as águas escoam de forma que, na mesma tubulação, em parte, as águas correm para um lado e na outra parte, para outro lado. Assim, no encontro das águas, a tubulação não suporta a pressão e se rompe.

Rompida a tubulação, a água que deveria correr dentro dela, corre fora, cavoucando e levando a areia, causando grandes buracos nas vias públicas, como temos visto acontecer.

Depois de tempos do buraco aberto, o poder público vai consertar tais buracos e, ao invés de fazê-lo corretamente, arrumando a inclinação e vedando os pontos rompidos, simplesmente joga material para tapar o buraco sem consertar a causa que provocou o primeiro buraco. Assim, brevemente, novo buraco surge no mesmo lugar ou muito próximo, dependendo do material que foi jogado, concreto ou simplesmente areia.

Por estas razões, toda pavimentação da cidade está com sérios desníveis, por vezes até esburacada, inclusive e principalmente as principais avenidas: Beira-Mar, Copacabana, São Paulo, Avenida da Ponte e etc.

Ilha Comprida precisa ter um grande projeto de Drenagem das Águas Pluviais, feito para a cidade toda, por empresa de engenharia, tecnicamente capacitada, de tal forma que quando a Prefeitura é chamada para colocar alguns tubos, o operador deve chegar ao local com a máquina e com a parte do projeto para aquela localidade e então colocar os tubos na profundidade certa e com a inclinação correta.
Desta maneira, quando a tubulação se encontra, não ocorre desconformidade com a corrente das águas, correndo sempre na mesma direção e assim fazendo o devido escoamento.

Evidentemente, o projeto deve contemplar, também adequadamente, as “bocas de lobo” e outros dispositivos que, no momento oportuno, precisam também ser bem executados.


Para comentar reservadamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário